Skip links

Angioplastia de Membros Inferiores

Quando se verifica um estreitamento gradual de uma artéria das pernas, o sintoma principal é uma sensação dolorosa, cãibras ou cansaço nos músculos da perna com a atividade física; é a denominada claudicação intermitente. Os músculos doem ao caminhar e a dor aumenta rapidamente e torna-se mais intensa ao caminhar depressa ou por uma ladeira acima. Geralmente, a dor localiza-se na barriga da perna, mas também pode aparecer no pé, na coxa, na anca ou nas nádegas, conforme a localização do estreitamento, e pode aliviar-se com o repouso. Habitualmente, passados entre 1 a 5 minutos depois de se sentar ou de estar de pé, a pessoa pode voltar a caminhar a mesma distância que percorrera, antes que a dor recomece. O mesmo tipo de dor durante um esforço também pode aparecer num braço quando existir um estreitamento da artéria que leva o sangue ao mesmo.
À medida que a doença se agrava, a distância que se pode caminhar sem sentir dor torna-se mais curta. Finalmente, a claudicação aparece inclusive em repouso. A dor, habitualmente, inicia-se na parte inferior da perna ou no pé, é intensa e persistente e agrava-se quando se levanta a perna. Muitas vezes impede o sono. Para sentir algum alívio, a pessoa pode deixar os pés suspensos da borda da cama ou então sentar-se com as pernas pendentes.
Quando há uma obstrução súbita e completa da artéria de um braço ou de uma perna, aparece uma dor intensa, frialdade e entorpecimento. A perna ou o braço tornam-se pálidos ou azulados (cianóticos) e não se consegue sentir o pulso abaixo da obstrução.
O diagnóstico pode confirmar-se através de alguns exames. Na ecografia Doppler (que utiliza ultrassons), coloca-se um receptor sobre a pele acima da obstrução e o som do fluxo sanguíneo indica o grau da mesma. Na técnica Doppler com cor, ainda mais sofisticada, obtém-se uma imagem da artéria que mostra as diferentes velocidades do fluxo em diversas cores. Dado que não se necessita de efetuar qualquer injeção, utiliza-se, sempre que possível, em vez da angiografia.